GSFI – Gerência de Serviços Financeiros
GSFI – Gerência de Serviços Financeiros
ALEXANDRE MACIEL (maciel@recife.pe.gov.br)
3355-7000
Atribuições
Gerencia toda a parte contábil e fiscal da empresa, controle do faturamento e investimentos, legislação fiscal, registros contábeis e fiscais, emissão de documentos formais como balanço patrimonial, balancetes, planilhas e outros documentos de arrecadação fiscal.
Atividades
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Recebe os empenhos devidamente liquidados e com assinatura da diretoria autorizando, confere a data do vencimento e efetua o pagamento através do SOFIN.
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Monitorar através do SOFIN se a Prefeitura provisionou os valores a serem pagos aos fornecedores. Se não houver o repasse, solicitar ao responsável o envio do mesmo.
-
Recebe os empenhos com as notas fiscais e confere os dados.
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Os dados estando corretos, liquida-se manualmente e envia para Contabilidade para a liquidação no Sistema Sofin.
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Depois de liquidado no Sofin envia-se para os diretores para assinarem autorizando o pagamento do mesmo.
-
Recebe listagem do Setor de Cadastro e Folha de Pagamento,
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Acessa o site RH Consist e e emite o relatório com a quantidade de contratos para calcular o desconto das alíneas.
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Lança numa planilha do Excel, a quantidade de contratos e valores e faz os descontos devidos a cada Consignado ref,. Empréstimos.
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Emite-se a Ordem de Pagamento no SOFIN.
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Depois de fazer o pagamento/ recebimento e de posse de comprovantes enviados pelo banco/Sofin, organiza os documentos, retira-se cópias dos empenhos que tiveram retenção na fonte para preparação das Guias e escritura-se no formulário Boletim de Caixa e envia-se para a Contabilidade.
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Acessa-se a Movimentação Financeira do SOFIN de onde se extrai o Relatório de Retorno dos Pagamentos. 2- Anexa ao relatório os documentos (Empenho/Nota Fiscal) para a elaboração do Caixa.
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Dar informações aos fornecedores sobre data e valores referente seus pagamentos, bem como fornecer cópias de pagamento de documentos de retenções na fonte, quando solicitado.
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Preparar Guias de Recolhimentos (GPS´S) de valores retidos na fonte, dos pagamentos dos fornecedores e preparar pagamento em sistema do Banco do Brasil.
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Preparar solicitações de empenho no SOFIN referente Dívidas ativas, impostos retido pelos bancos, taxas e juros de pagamentos de Darf´s atrasados, Pis/Cofins, sobre faturas emitidas pela EMPREL.
-
Preparar fatura dos serviços prestados pela Emprel a algumas Secretarias da Prefeitura, conforme contrato em sistema de NFSE.
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Tendo controle em nosso setor de levantamentos e relatórios sobre todos os tipos de pagamentos,podemos, sempre que necessário, ceder informações a diretoria financeira sobre os mesmos.
-
São criados e sempre atualizados formulários de apontamentos, caixa e posição bancárias para melhor compreensão dos mesmos.
-
Solicitar material de expediente no portal de compras da prefeitura.
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Manter contato por telefone ou pessoalmente junto aos bancos, para controle das contas bancárias.
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Recebe planilha da Contabilidade com os dados dos Ressarcimentos do Pessoal a Disposição e prepara planilha com os repasses do mês e efetua depósito dos valores a PCR.
Recursos Humanos
Especificação de FUNÇÃO Rosemary Leandro de Brito Carvalho |
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Setor GSFI |
Função: Analista Organizacional |
Cargo Analista Organizacional III |
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Função Superior |
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GERENTE CONTABILIDADE |
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Tarefas / Responsabilidades |
D/E |
Como Faz |
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Pagamentos através do SOFIN.
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D |
Recebe os empenhos devidamente liquidados e com assinatura da diretoria autorizando, confere a data do vencimento e efetua o pagamento através do SOFIN.
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Controle e Acompanhamento do Provisionamento, dos Empenhos, repassados Pela PCR. |
S |
Monitorar através do SOFIN se a Prefeitura provisionou os valores a serem pagos aos fornecedores. Se não houver o repasse, solicitar ao responsável o envio do mesmo. |
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Liquidação de Empenho. |
E |
1-Recebe os empenhos com as notas fiscais e confere os dados. 2-Os dados estando corretos, liquida-se manualmente e envia para Contabilidade para a liquidação no Sistema Sofin. 3-Depois de liquidado no Sofin envia-se para os diretores para assinarem autorizando o pagamento do mesmo. |
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Pagamentos a Consignados. |
M |
1-Recebe listagem do Setor de Cadastro e Folha de Pagamento, 2-Acessa o site RH Consist e e emite o relatório com a quantidade de contratos para calcular o desconto das alíneas. 3-Lança numa planilha do Excel, a quantidade de contratos e valores e faz os descontos devidos a cada Consignado ref,. Empréstimos. 3-Emite-se a Ordem de Pagamento no SOFIN. |
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Fazer o Caixa. |
E |
1-Depois de fazer o pagamento/ recebimento e de posse de comprovantes enviados pelo banco/Sofin, organiza os documentos, retira-se cópias dos empenhos que tiveram retenção na fonte para preparação das Guias e escritura-se no formulário Boletim de Caixa e envia-se para a Contabilidade. |
||
Acompanhar e emitir o Retorno dos Pagamentos. |
D |
1 – Acessa-se a Movimentação Financeira do SOFIN de onde se extrai o Relatório de Retorno dos Pagamentos. 2- Anexa ao relatório os documentos (Empenho/Nota Fiscal) para a elaboração do Caixa.
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Atender Fornecedores. |
D |
1 –Dar informações aos fornecedores sobre data e valores referente seus pagamentos, bem como fornecer cópias de pagamento de documentos de retenções na fonte, quando solicitado.
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Preparar e pagar guias de Tributos/Impostos retidos na fonte. |
M |
1 – Preparar Guias de Recolhimentos (GPS´S) de valores retidos na fonte, dos pagamentos dos fornecedores e preparar pagamento em sistema do Banco do Brasil. |
||
Fazer solicitações de empenho. |
M |
1 – Preparar solicitações de empenho no SOFIN referente Dívidas ativas, impostos retido pelos bancos, taxas e juros de pagamentos de Darf´s atrasados, Pis/Cofins, sobre faturas emitidas pela EMPREL. |
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Emissão de Nota Fiscal / Fatura. |
E |
1- Preparar fatura dos serviços prestados pela Emprel a algumas Secretarias da Prefeitura, conforme contrato em sistema de NFSE. |
||
Dar suporte a diretoria financeira referente pagamentos e levantamentos financeiros. |
E |
1 – Tendo controle em nosso setor de levantamentos e relatórios sobre todos os tipos de pagamentos,podemos, sempre que necessário, ceder informações a diretoria financeira sobre os mesmos. |
||
Criar formulários para uso do setor. |
E |
1 – São criados e sempre atualizados formulários de apontamentos, caixa e posição bancárias para melhor compreensão dos mesmos. |
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Fazer solicitação de material para o setor. |
M |
1 – Solicitar material de expediente no portal de compras da prefeitura.
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Manter relacionamento com gerentes dos bancos. |
D |
1-Manter contato por telefone ou pessoalmente junto aos bancos, para controle das contas bancárias. |
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Fazer repasses dos ressarcimentos de Cessão de Pessoal a disposição a PCR.
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M |
1-Recebe planilha da Contabilidade com os dados dos Ressarcimentos do Pessoal a Disposição e prepara planilha com os repasses do mês e efetua depósito dos valores a PCR. |
Especificação de FUNÇÃO – Maria Isabel Telles Carneiro |
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Setor GSFI |
Função: Analista Organizacional |
Cargo: Analista Organizacional III |
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Função Superior |
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GERENTE CONTABILIDADE |
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Missão da Função |
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Tarefas / Responsabilidades |
D/E |
Como Faz |
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Liquidação de Empenho. |
D |
1-Recebe os empenhos com as notas fiscais e confere os dados. 2-Os dados estando corretos, liquida-se manualmente e envia para Contabilidade para a liquidação no Sistema Sofin. 3-Depois de liquidado no Sofin envia-se para os diretores para assinarem autorizando o pagamento do mesmo. |
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Fazer o Caixa. |
D |
1-Depois de fazer o pagamento/ recebimento e de posse de comprovantes enviados pelo banco/Sofin, organiza os documentos, retira-se cópias dos empenhos que tiveram retenção na fonte para preparação das Guias e escritura-se no formulário Boletim de Caixa e envia-se para a Contabilidade. |
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Preparar Mapa de Despesas dos pagamentos realizados no mês. |
D |
1-Depois de realizar o Caixa, transcreve os dados, separando por tipo de despesas, os pagamentos efetuados no mês. |
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Atender Fornecedores. |
D |
1 –Dar informações aos fornecedores sobre data e valores referente seus pagamentos, bem como fornecer cópias de pagamento de documentos de retenções na fonte, quando solicitado. |
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Atender solicitações de outros setores referente informações sobre pagamento. |
D |
1 – Fornecimento de informações referente a pagamentos e fornecimento de cópia de comprovantes de pagamentos efetuados pela tesouraria, quando solicitado. |
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Controlar e preparar guias de Tributos/Impostos retidos na fonte.
Elaborar / Conferir Posição bancária diária. |
M
E |
1 – Preparar Guias de Recolhimentos (DARF´S /PIS,COFINS,CSLL) de valores retidos na fonte, dos pagamentos dos fornecedores.
1 – são entregues a mim saldos de todas as contas que podemos ver diariamente como contas gráficas e correntes do banco do Brasil. 2 – È analisado e conferido suas origens. 3 – É alimentada a planilha com saldos anteriores 4 – È conferido juntamente com os saldos bancários 5 – Depois de reconhecido este segue com o caixa do dia. |
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Dar suporte a diretoria financeira referente pagamentos e levantamentos financeiros. |
E |
1 – Tendo controle em nosso setor de levantamentos e relatórios sobre todos os tipos de pagamentos,podemos, sempre que necessário, ceder informações a diretoria financeira sobre os mesmos. |
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Manter relacionamento com gerentes dos bancos. |
E |
1-Manter contato por telefone ou pessoalmente junto aos bancos, para controle das contas bancárias. |
Especificação de FUNÇÃO Ana Dulce Couto |
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Setor GSFI |
Função: Analista Organizacional |
Cargo Analista Organizacional III |
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Função Superior |
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GERENTE CONTABILIDADE |
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Tarefas / Responsabilidades |
D/E |
Como Faz |
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Pagamentos através do SOFIN.
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D |
Recebe os empenhos devidamente liquidados e com assinatura da diretoria autorizando, confere a data do vencimento e efetua o pagamento através do SOFIN.
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Controle e Acompanhamento do Provisionamento, dos Empenhos, repassados Pela PCR. |
S |
Monitorar através do SOFIN se a Prefeitura provisionou os valores a serem pagos aos fornecedores. Se não houver o repasse, solicitar ao responsável o envio do mesmo. |
||
Liquidação de Empenho. |
E |
1-Recebe os empenhos com as notas fiscais e confere os dados. 2-Os dados estando corretos, liquida-se manualmente e envia para Contabilidade para a liquidação no Sistema Sofin. 3-Depois de liquidado no Sofin envia-se para os diretores para assinarem autorizando o pagamento do mesmo. |
||
Pagamentos a Consignados. |
M |
1-Recebe listagem do Setor de Cadastro e Folha de Pagamento, 2-Acessa o site RH Consist e e emite o relatório com a quantidade de contratos para calcular o desconto das alíneas. 3-Lança numa planilha do Excel, a quantidade de contratos e valores e faz os descontos devidos a cada Consignado ref,. Empréstimos. 3-Emite-se a Ordem de Pagamento no SOFIN. |
||
Fazer o Caixa. |
E |
1-Depois de fazer o pagamento/ recebimento e de posse de comprovantes enviados pelo banco/Sofin, organiza os documentos, retira-se cópias dos empenhos que tiveram retenção na fonte para preparação das Guias e escritura-se no formulário Boletim de Caixa e envia-se para a Contabilidade. |
||
Acompanhar e emitir o Retorno dos Pagamentos. |
D |
1 – Acessa-se a Movimentação Financeira do SOFIN de onde se extrai o Relatório de Retorno dos Pagamentos. 2- Anexa ao relatório os documentos (Empenho/Nota Fiscal) para a elaboração do Caixa.
|
||
Atender Fornecedores. |
D |
1 –Dar informações aos fornecedores sobre data e valores referente seus pagamentos, bem como fornecer cópias de pagamento de documentos de retenções na fonte, quando solicitado.
|
||
Preparar e pagar guias de Tributos/Impostos retidos na fonte. |
M |
1 – Preparar Guias de Recolhimentos (GPS´S) de valores retidos na fonte, dos pagamentos dos fornecedores e preparar pagamento em sistema do Banco do Brasil. |
||
Fazer solicitações de empenho. |
M |
1 – Preparar solicitações de empenho no SOFIN referente Dívidas ativas, impostos retido pelos bancos, taxas e juros de pagamentos de Darf´s atrasados, Pis/Cofins, sobre faturas emitidas pela EMPREL. |
||
Emissão de Nota Fiscal / Fatura. |
E |
1- Preparar fatura dos serviços prestados pela Emprel a algumas Secretarias da Prefeitura, conforme contrato em sistema de NFSE. |
||
Dar suporte a diretoria financeira referente pagamentos e levantamentos financeiros. |
E |
1 – Tendo controle em nosso setor de levantamentos e relatórios sobre todos os tipos de pagamentos,podemos, sempre que necessário, ceder informações a diretoria financeira sobre os mesmos. |
||
Criar formulários para uso do setor. |
E |
1 – São criados e sempre atualizados formulários de apontamentos, caixa e posição bancárias para melhor compreensão dos mesmos. |
||
Fazer solicitação de material para o setor. |
M |
1 – Solicitar material de expediente no portal de compras da prefeitura.
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||
Manter relacionamento com gerentes dos bancos. |
D |
1-Manter contato por telefone ou pessoalmente junto aos bancos, para controle das contas bancárias. |
||
Fazer repasses dos ressarcimentos de Cessão de Pessoal a disposição a PCR.
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M |
1-Recebe planilha da Contabilidade com os dados dos Ressarcimentos do Pessoal a Disposição e prepara planilha com os repasses do mês e efetua depósito dos valores a PCR. |
Especificação de FUNÇÃO - Moisés Diniz Cavalcanti |
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Setor GSFI |
Função: Analista Organizacional |
Cargo Analista Organizacional III |
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Função Superior |
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GERENTE CONTABILIDADE |
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Tarefas / Responsabilidades |
D/E |
Como Faz |
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Liquidação de Empenho. |
D |
1-Recebe os empenhos com as notas fiscais e confere os dados. 2-Os dados estando corretos, liquida-se manualmente e envia para Contabilidade para a liquidação no Sistema Sofin. 3-Depois de liquidado no Sofin envia-se para os diretores para assinarem autorizando o pagamento do mesmo. |
||
Fazer o Caixa. |
D |
1-Depois de fazer o pagamento/ recebimento e de posse de comprovantes enviados pelo banco/Sofin, organiza os documentos, retira-se cópias dos empenhos que tiveram retenção na fonte para preparação das Guias e escritura-se no formulário Boletim de Caixa e envia-se para a Contabilidade. |
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Preparar Mapa de Despesas dos pagamentos realizados no mês. |
D |
1-Depois de realizar o Caixa, transcreve os dados, separando por tipo de despesas, os pagamentos efetuados no mês. |
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Atender Fornecedores. |
D |
1 –Dar informações aos fornecedores sobre data e valores referentes seus pagamentos, bem como fornecer cópias de pagamento de documentos de retenções na fonte, quando solicitado. |
||
Atender solicitações de outros setores referentes informações sobre pagamento. |
D |
1 – Fornecimento de informações referentes a pagamentos e fornecimento de cópia de comprovantes de pagamentos efetuados pela tesouraria, quando solicitado. |
||
Controlar e preparar guias de Tributos/Impostos retidos na fonte.
Elaborar / Conferir Posição bancária diária. |
M
E |
1 – Preparar Guias de Recolhimentos (DARF´S /PIS,COFINS,CSLL) de valores retidos na fonte, dos pagamentos dos fornecedores.
1 – são entregues a mim saldos de todas as contas que podemos ver diariamente como contas gráficas e correntes do banco do Brasil. 2 – È analisado e conferido suas origens. 3 – É alimentada a planilha com saldos anteriores 4 – È conferido juntamente com os saldos bancários 5 – Depois de reconhecido este segue com o caixa do dia. |
||
Dar suporte a diretoria financeira referente pagamentos e levantamentos financeiros. |
E |
1 – Tendo controle em nosso setor de levantamentos e relatórios sobre todos os tipos de pagamentos,podemos, sempre que necessário, ceder informações a diretoria financeira sobre os mesmos. |
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Manter relacionamento com gerentes dos bancos. |
E |
1-Manter contato por telefone ou pessoalmente junto aos bancos, para controle das contas bancárias. |
Especificação de FUNÇÃO – Severino Pinheiro Amarante Filho |
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Setor: GSFI |
Função: Auxiliar Administrativo |
Cargo: Assistente de Desenvolvimento I Finanças e Contabilidade |
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Função Superior |
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GERENTE CONTABILIDADE |
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Missão da Função |
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Tarefas / Responsabilidades |
D/E |
Como Faz |
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Elaborar / Conferir Posição bancária diária. |
D |
1 – são entregues a mim saldos de todas as contas que podemos ver diariamente como contas gráficas e correntes do banco do Brasil. 2 – È analisado e conferido suas origens. 3 – É alimentada a planilha com saldos anteriores 4 – È conferido juntamente com os saldos bancários 5 – Depois de reconhecido este segue com o caixa do dia. |
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Fazer ISS retido na fonte mensal. |
M |
1 – Analisa-se Pagamentos que tenham desconto de ISS e pagos durante o mês. 2 – inclui no programa DS e faz-se uma planilha separando os por conta gráfica. 3 – Elabora-se a DAM e Executa o pagamento. |
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Pagamentos através do SOFIN.
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E |
Recebe os empenhos devidamente liquidados e com assinatura da diretoria autorizando, confere a data do vencimento e efetua o pagamento através do SOFIN. |
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Acompanhar e emitir o Retorno dos Pagamentos. |
E |
1 – Acessa-se a Movimentação Financeira do SOFIN de onde se extrai o Relatório de Retorno dos Pagamentos. 2- Anexa ao relatório os documentos (Empenho/Nota Fiscal) para a elaboração do Caixa. |
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Atender Fornecedores. |
E |
1 –Dar informações aos fornecedores sobre data e valores referente seus pagamentos. |
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